Por apresentar resistência e estabilidade o MDF (Medium Density Fiberboard) pode ser utilizado na fabricação de móveis. O processo de fabricação com fibra de madeira aglutinada e compactada com resina sintética por meio de pressão e calor torna o MDF um material denso, homogêneo em toda a sua superfície, assim como em seu interior.

O MDF é muito utilizado na fabricação de móveis porque além de ser ecologicamente correto, possibilita ser pintado ou laqueado, pode ser cortado, lixado, entalhado, perfurado, colado, pregado, parafusado ou encaixado, sempre apresentando excelentes acabamentos.

O MDF é comercializado em chapas geralmente medindo 2,75 x 1,83 m e com espessuras que variam de 3 a 30 mm.

Além das espessuras diferentes, existem alguns tipos de MDF que apresentam variações na composição e no processo de fabricação e tratamento, o que os tornam mais resistentes em determinadas situações.

Entre os mais utilizados estão:

MDF resistentes à umidade

Durante o processo de fabricação, as partículas de madeira recebem um tratamento que torna esse MDF menos susceptível aos danos causados pela umidade.

MDF retardante de fogo

Esse MDF recebe tratamento para que sua matéria se torne mais resistente a incêndios e não queime tão fácil quanto outros tipos de madeira.

MDF com resistência nuclear

Com esse tipo de tratamento o MDF se torna mais forte e resistente, o que contribui para que o composto tenha maior vida útil.

A Meble utiliza somente MDFs de qualidade para fabricação de móveis. Conheça os móveis desenvolvidos pela Meble visitando as galerias.