A característica principal de uma cozinha americana é integrar sala de estar com cozinha. Esta propriedade traz muitas vantagens práticas para o seu imóvel, porém, alguns aspectos merecem um pouco mais de atenção.

cozinha americana pode unificar, além de sala de estar e cozinha, a sala de jantar, promovendo uma interatividade muito maior entre os ambientes. Esta interligação entre os espaços resulta em um clima mais descontraído e causa também uma sensação de amplitude no imóvel.

Outro atributo que chama a atenção para a cozinha americana é sua funcionalidade e praticidade. Os espaços são realmente aproveitados e concedem ao usuário uma grande mobilidade; isto sem contar a parte estética, a qual confere ao ambiente uma atmosfera muito moderna.

Fora as características principais da cozinha americana, vale a pena prestar atenção a alguns itens que, na hora de definir sua estrutura, são relevantes:

· As cadeiras devem ser proporcionais ao tamanho do balcão. Cadeiras com opção de regulagem de altura são recomendadas.

· O balcão deve ser escolhido de acordo com o número de pessoas que utilizarão do recinto. Ao mesmo tempo, é importante considerar o espaço que o imóvel determinou para a região da cozinha.

· É recomendável que o modelo do balcão harmonize com o resto da cozinha. Por exemplo: a parte baixa dele pode conter as mesmas cores que os armários. Na tampa, podem ser utilizados materiais mais sóbrios (e fáceis de limpar) como granito ou mármore.